quarta-feira, 1 de janeiro de 1997

Quem Somos

Histórico do Centro da Criança e do Adolescente Paula Elizabete - CCAPE

Em 01 de janeiro de 1997, foi fundada, seguindo a vida de Santa Paula Elizabete Cerioli, a Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros, cujo carisma é cuidar das crianças “sem futuro”. A Congregação atua tanto no Brasil (nos Estados de Minas Gerais e de São Paulo) como em Moçambique (na província de Inhambane), visando prioritariamente, com obras sociais e assistenciais, a responder ao seu grande objetivo institucional "dar futuro a quem não tem futuro".
As religiosas da Sagrada Família de Montes Claros idealizaram o Centro da Criança e do Adolescente Paula Elizabete – CCAPE – a partir de profundas reflexões sobre as vicissitudes de Santa Paula Elizabete, de onde emergiu o MÉTODO EDUCATIVO SAGRADA FAMÍLIA “A EDUCAÇÃO SEGUNDO A CRIAÇÃO”. Esta proposta tem como objetivo principal atender às necessidades daqueles que se encontram sem futuro, os impedidos de “habitar” no mundo.
A concretização do projeto se deu por meio do Pe. Henrique, que havia recebido do Sr. Américo Martins a doação de um terreno com área de 14.000 m² e o cedeu para a Congregação. O projeto foi inaugurado em 03 de agosto de 2002, concretizando um fundo sonho das Irmãs da Sagrada Família, e, em 20 de julho de 2009,tornou-se oficialmente a primeira instituição filial da Congregação. Esta data é uma homenagem ao Dom Serafino Ronchi, fundador do GRIMM (Grupo de Empenho Missionário) e parceiro fundamental na consolidação desta Congregação e igualmente do Centro da Criança e do Adolescente – CCAPE.
Desde sua constituição a entidade recebe apoio da comunidade, em prol das crianças e dos adolescentes oriundos de bairros periféricos da cidade de Montes Claros - MG. No entanto, a pedagogia do CCAPE é educar de forma lúdica, prazerosa, através de projetos pedagógicos, esportivos, culturais, e semi-profissionalizantes, os quais são estruturados baseando-se na contemplação da faixa etária entre 06 e 17 anos.
Atualmente a Unidade Social atende a 400 crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino no contraturno escolar, inscritos na escola regular.
Missão

Promover uma educação integral de qualidade desenvolvendo condições para que a criança e o adolescente do sexo masculino e feminino, em situação de exclusão social, sejam inseridos na sociedade comprometida com os princípios espirituais, morais e éticos, acolhendo e promovendo sua inclusão, bem como de sua família na comunidade e no mercado de trabalho, tornando-os sujeitos autônomos, visando à transformação social, em parceria com as camadas populares.

Negócio

Valorizar a criança e o adolescente da região norte de Montes Claros, que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social, promovendo a sua inclusão por meio de práticas esportivas, culturais, semi-profissionalizantes e educativas.

Valores

Acreditamos no potencial humano e no poder das ações transformadoras pautadas em princípios morais, éticos e cristãos que possibilitem formação de consciência, a fim de que a cidadania seja exercida e de que haja transparência para um futuro mais humano.

Visão

Ser uma instituição de referência em Montes Claros, no atendimento a crianças e adolescentes, que oportuniza um espaço para a aprendizagem de forma prazerosa e lúdica, visando tanto à proteção social quanto à defesa dos direitos infanto-juvenis, bem como de suas respectivas famílias, emancipando-as por meio de princípios morais, éticos e cristãos no regaste da cidadania.





6 comentários:

  1. Gostei do Blog, esta bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Site, amei msm e gostaria de conhecer mais e mais...

    Valeu Ir.Marina pelos ensinamentos
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o projeto.
    É uma forma muito bonita de ajudar ciranças que não tem um apoio e uma estrutura familiar...

    ResponderExcluir
  4. Lugar perfeito muito lindo, acolhedor, materno e cheio de vida...Eu conheço é fantástico, vai tbm, e ainda vc encontra a casa de retiro( cesf) é um ambiente espetacular para oraçoes, encontros, momentos de louvores e mais.

    ResponderExcluir
  5. Mt bom trabalhar com vcs!!Sinto-me horrada.

    ResponderExcluir
  6. Alguém disse: "É um oásis em meio à secura da região, uma porção do céu na terra!"
    Olden Hugo

    ResponderExcluir