segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Telecentro Comunitário



O que é o GESAC ?
O Programa GESAC é uma ação do Governo Federal,  coordenado pelo Ministério das Comunicações, para promover a inclusão social por meio de inclusão digital, conta com mais de 10.800 pontos de presença instalados, atendendo 4.750 municípios (dez/2009) . A meta é alcançar todos os municípios do Brasil, sendo a maior rede pública de conexão à sociedade da informação. Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à Internet, o GESAC e seus parceiros disponibilizam a infra-estrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à Internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática. Mas, fazer com que computadores e conexão à Internet cheguem às áreas isoladas ou em situação de risco social é apenas parte do trabalho do GESAC. O programa busca, também, criar condições para o desenvolvimento integral das localidades atendidas. A infra-estrutura do programa passa a ser um espaço de integração entre as comunidades e o mundo, por meio da rede mundial de computadores. Assim, a tecnologia colabora para o crescimento cultural e para a formação do cidadão brasileiro.


COMO FUNCIONA ?

Os espaços físicos onde o programa funciona são os Pontos GESAC, cujas instalações são de uso público, aberto, sem cobrança, e onde os equipamentos - computadores, impressoras e outros - ficam à disposição para a prática de atividades comunitárias.
Os pontos GESAC podem estar em escolas e órgãos públicos, sindicatos, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, zonas rurais, periferias urbanas, telecentros comunitários e pontos remotos de fronteira, sedes de organizações não-governamentais e/ou onde já existam outros projetos de inclusão digital do Governo Federal. O acesso à Internet está disponível 24 horas por dia para o uso intensivo dos recursos.






VISITE O TELECENTRO GESAC DO CENTRO PAULA ELIZABETE


FOTO DO GESAC EM FUNCIONAMENTO

                                                 
Visista de Maria Angélica de Figueredo ao Centro Paula Elizabete
PID - PROMOTORA DE INCLUSAO DIGITAL EM MINAS GERAIS
 Em 01/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário