segunda-feira, 16 de novembro de 2015

1º Encontro Familiar

 A Associação Paula Elizabete em parceria com a Escola Municipal Dú Narciso - Escola de Tempo Integral, realizaram um encontro com 50 pais das famílias da comunidade atendida. 

Nesta oportunidade foi proferida uma palestra pela Defensora Pública Dra. Maíza Silva sobre os direitos das mulheres e a lei Maria da Penha, ressaltou ainda, sobre a violência no domicílio e na escola, sobretudo da importância de se acolher uma criança que enfrenta este cenário em sua realidade familiar em sua escola pelos profissionais de seu convívio.  Apresentou membros da Polícia Militar que atua na garantia dos direitos das mulheres, que se fizeram presentes. 


Palestrou também, a médica psiquiatra Dra. Mary Angela Santos, sobre as contribuições afetivas para a boa formação de uma criança, oferecendo valiosas contribuições de como estimular com palavras adequadas a estima, autonomia e sociabilidade das crianças. Esclareceu ainda dúvidas sobre uma mãe, que questionou sobre o papel da família que se ausenta durante o dia da criança que fica a maior parte do tempo na escola e chega em casa cansada. 

" É preciso acolher o cansaço da criança, respeitar sua rotina e fazê-la compreender que este tempo é importante para ela. Quando ela não estiver cansada será o momento de interagir e quando estiver cansada, é o momento de demonstrar que você está ali para lhe oferecer um bom descanso e zelar pelo seu bem estar, afirmou". 
Dicas como essas levaram a todos a reflexão de que o cuidado é um trabalho diário que fazemos uns com os outros e que a partir desse cuidado, formaremos crianças saudáveis em casa e na escola. 


Os pais ainda assistiram a um recital das crianças que fazem parte da educação integral da escola em parceria com a Associação Paula Elizabete e o Núcleo Menor Renascença, conduzido pela oficineira Ana. A diretora da escola Ivanilze reforçou a importância das atividades para as crianças em sua formação e estimulou que mais pais trouxessem seus filhos aos sábados letivos. 

Os pais ainda foram agraciados com lanches, brindes e cestas básicas ao término do evento que espera contribuir para sensibilização da comunidade sobre a garantia dos seus direitos e da importância de uma efetiva participação na vida da criança, seja na participação escolar, seja por meio do fortalecimento de seus vínculos afetivos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário