Nossa História


       


A FUNDAÇÃO, 1997
   
 Em 01 de janeiro de 1997, foi fundada, seguindo a vida de Santa Paula Elizabete Cerioli (1856), a Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros - CISFMOC, cujo carisma é cuidar das crianças “sem oportunidades”. A Congregação atua tanto no Brasil (nos estados de Minas Gerais, nas cidades de Montes Claros, Betim e de São Paulo, na cidade de Itapevi, como no país de Moçambique na província de Inhambane, cidade de Maxixe, visando prioritariamente, obras sociais assistenciais, a responder ao seu grande objetivo institucional "oportunizar futuros".

A sede própria da Congregação se deu por meio de Pe. Henrique, que havia recebido do Sr. Américo Martins a doação de um terreno com área de 14.000 m² e o cedeu para esta finalidade. 

A Congregação passa a ter a seguinte logomarca.

Logomarca CISFMOC


INÍCIO DAS ATIVIDADES SOCIAIS, 2002

As religiosas da Sagrada Família de Montes Claros idealizaram as atividades sociais a partir de profundas reflexões sobre as vicissitudes de Santa Paula Elizabete, de onde emergiu as indicações para o  Método Educativo Sagrada Família “A Educação segundo a criação”. Esta proposta tem como objetivo principal atender às necessidades daqueles que se encontram sem oportunidades, os impedidos de “habitar” no mundo. A educação segundo a criação trata-se de um olhar educativo sobre a formação humana. 

A primeira atividade social se iniciou em 03 de agosto de 2002, concretizando um fundo sonho das Irmãs da Sagrada Família.


CRIAÇÃO DAS FILIAIS, 2009

Em 20 de julho de 2009, tornou-se oficialmente em ata a constituição de suas filiais. Esta data foi uma homenagem a Dom Serafino Ronchi, fundador do GRIMM (Grupo italiano de Empenho Missionário), um parceiro fundamental na consolidação desta Congregação e igualmente das atividades sociais.

Foram constituídas em 14/09/2009 as seguintes filias:
Centro da Criança e do Adolescente Paula Elizabete - CCAPE em Montes Claros, MG. 
Comunidade Nossa Senhoras das Dores em Betim, MG. 
Comunidade Santa Paula em Itapevi, SP. 


A filial da cidade de Montes Claros, ganhou uma logomarca, elaborada pela religiosa Brinda Eurides de Lima:
Logomarca CCAPE
2002-2010
   
As atividades sociais visam educar de forma lúdica, prazerosa, através de projetos pedagógicos, esportivos, culturais, e semi-profissionalizantes, os quais são estruturados baseando-se na contemplação da faixa etária entre 6 e 17 anos e suas respectivas famílias. 

A REFORMA,  2010


Em outubro do ano de 2010, com a concreção das políticas públicas Brasileiras, fez-se necessário uma reforma estatutária, neste sentido, a Congregação das Irmãs da Sagrada Família, ora atuante com sua finalidade em atividades religiosas, se viu obrigada a alterar sua finalidade para atividades de assistência social, neste sentido, visava assegurar a garantia das atividades sociais que eram desenvolvidas por sua Congregação e das filiais. Neste momento, além de se alterar a finalidade estatutária, alterou-se também, o sua razão social, passando a se chamar Associação Paula Elizabete - APE, uma homenagem feita a Paula Elizabete Cerioli, a inspiradora do carisma congregacional da sagrada família. 

Neste mesmo ano, outro grande marco para a história da Associação Paula Elizabete foi a ampliação de seu quadro técnico de profissionais que veio contribuir com avanços na profissionalização e qualidade dos serviços ofertados. 


O slogan adotado é: Oportunizar Futuros.



PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE, 2012

Acreditando que o trabalho social é uma missão de toda família, da sociedade e para a sociedade, criou-se o grupo de amigos voluntários quem dedicam de forma séria e sistemática, tempo, esforços e recursos, frente a suas famílias, trabalhos e empresas, para promover, efetivar e fiscalizar os serviços prestados, contribuindo com a sustentabilidade dos trabalhos sociais. 

Este grupo é denominado Conselho Consultivo - Grupo empresarial de Fomento, tendo recebido uma marca que simboliza a união de todos os participantes e emprega o reconhecimento de seus esforços nas comunicações em que se envolvem diretamente, como na mobilização de recursos, articulação de diversas instâncias e parcerias e na realização de eventos beneficentes. 


Marca do conselho consultivo

REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA, 2013

Passados pouco mais de dois anos da reforma estatutária e da adaptação sobre a nova legislação que regulamentou a assistência social no Brasil tipificando seus serviços e alterando a forma de existir da Congregação das Irmãs da Sagrada Família em função de seus serviços socioassistenciais, transformando-a em Associação Paula Elizabete, deu-se início a reestruturação societária, neste sentido, houve então uma cisão parcial da Associação Paula Elizabete, criando-se uma nova personalidade jurídica para a Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros, que retoma de forma autônoma sua atividade principal de atividades religiosa. 

Neste momento, extingue-se também as filiais, Centro da Criança e do Adolescente Paula Elizabete em Montes Claros e a Comunidade Nossa Senhora das dores na cidade de Betim. 
Extingue-se também o nome fantasia da filial Comunidade Santa Paula em Itapevi. 


ESTRUTURA ATUAL

A partir de meados de 2013, com a reestruturação societária, a Associação Paula Elizabete, ganha uma nova logomarca, que passa a ser adotada pela sua Matriz em Montes Claros, MG e em sua Filiam em Itapevi, SP. 


A logomarca agrega em seu plano de comunicação, a inspiração do azul, simbolizando as cores celestes da sua idealizadora, a Congregação da Sagrada Família de Montes Claros, a tríade familiar em figuras geométricas, que remetem a Sagrada Família de Nazaré, já construída na logomarca utilizada pela extinta filial Centro da Criança e do Adolescente Paula Elizabete, em Montes Claros, e grafa ainda, a sua missão com a trilogia "Família - CRIANÇA E ADOLESCENTE", onde a atuação se inicia pelo serviço direto a criança e ao adolescente até a consolidação do núcleo familiar, grafando ainda, a terminologia "Centro" na parte superior, para alusão a extinta filial da cidade de Montes Claros, muito difundida ao longo dos 10 anos de existência, bem como, a terminologia,  "Associação" na parte inferior, a qual reafirma seu nome oficial societário, Associação Paula Elizabete - APE

O slogan adotado para este novo momento: Transformando Caminhos.



Logomarca APE

2 comentários:

  1. Parabéns! Deus Trino abençoe a cada uma de vocês, pelo amor e dedicação a cada pessoa e principalmente as crianças.
    Amo profundamente vocês e essa linda congregação.
    abraços fraternos

    Nubia

    ResponderExcluir

  2. Good day very nice website!! Man .. Excellent .. Amazing .. I'll bookmark your blog and take the feeds additionally? I am happy to find numerous useful info right here in the publish, we'd like develop more strategies on this regard, thank you for sharing. . . . . . all of craigslist

    ResponderExcluir